COMO UTILIZAR SEU ORÇAMENTO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM 4 PASSOS

Surpreendentemente, utilizar o orçamento de segurança da informação é um dos desafios mais difíceis enfrentados pelos CISOs no ambiente atual. Aqui está o porquê:

Ofuscação do fornecedor

Nós sempre ouvimos falar sobre o “produto mágico” de segurança que resolve todos os seus problemas, a famosa bala de prata, mas se você pesquisar a fundo vai perceber que isso não existe. A premissa de que existiria uma solução/tecnologia capaz de lidar com todos os vetores de ataque não existe e nunca deveria ter existido.

Os fornecedores vendem uma solução complexa para questões complexas e eles fazem promessas que seus produtos muitas vezes não podem cumprir, então você nunca sabe exatamente o que está comprando. Afinal, vender é fácil, o desafio está em entregar o que foi prometido.

Até porque há implicações não declaradas na compra de qualquer produto. Depois de adquirir um determinado produto, quais são as suas limitações? Até que ponto você pode atualizar uma tecnologia, até que ela não atenda mais às suas necessidades? Quantos funcionários você vai precisar para operar esta solução?

Opções demais de escolha

Cada fornecedor de segurança tem um conjunto de produtos e todos eles se sobrepõem. Além disso, o mercado de segurança é tão dinâmico que até os fornecedores que não são originalmente desse mercado estão oferendo soluções de segurança.

Você está agora sobrecarregado com a escolha. Por exemplo, se você precisar de uma solução de gerenciamento de vulnerabilidades, você compra o complemento para ferramenta anti-malware, para a ferramenta de gerenciamento de desktop, para a ferramenta de acesso remoto ou compra uma ferramenta totalmente nova? Pois é, muitas opções.

Pense além da caixa

Os vendedores vão fazer de tudo para reconfigurar seu produto e manter o seu negócio e mantê-lo fora das mãos de seus concorrentes, mas até que ponto você consegue usar o produto para além de sua capacidade original? Ou você acaba precisando comprar uma solução diferente, com todo o custo adicional associado?

Pois é, cuidado com esses custos indiretos, eles costumam passar despercebidos. 

Agora que já falamos algumas das principais complicações, vamos listar a 4 dicas de como você deve utilizar seu orçamento de segurança da informação.

1. A solução perfeita não existe

Nenhuma solução é perfeita, por isso não perca o seu tempo procurando por ela. Escolha o que funciona para você e construa em cima de sua infraestrutura existente e dentro do seu orçamento. A solução ideal para você vai precisar ser customizada de acordo com a sua realidade de negócio, isso é um fato.

Afinal, segurança é um processo que precisa ser constantemente revisitado, em atualizações e mudanças recorrentes e que está sempre se reinventando. Faz parte da tríade entre pessoas, processos e tecnologias. Saiba administrar os três pilares, de forma dinâmica, que aí sim você estará no caminho certo.

2. Encontre recursos não utilizados

Você sabe quanto está gastando com as funcionalidades que você não usa? Você sabe se a sua licença anti-malware também tem DLP incluído se você instalar a versão mais recente? Procure os seus fornecedores e peça para que eles te mostrem como maximizar o valor de sua tecnologia.

3. Atualize licenças e versões

Sem a necessidade de novos kits e reinstalações, qual funcionalidade você pode obter apenas atualizando licenças e versões? Que descontos você pode obter em troca de fidelidade com a marca?

4. Identifique os grandes gaps

Depois de expandir as ferramentas atuais, onde estão as outras lacunas? Elas precisam de soluções específicas que podem ser atendidas por seus fornecedores atuais? Não descarte as soluções que você já possui para as suas necessidades emergentes, elas podem atender as necessidades específicas tão bem quanto a original.

Em geral, você deve procurar por valor e parceria. Encontre fornecedores que você pode confiar e que podem expandir sua cobertura, dessa forma o problema de integração torna-se um problema do seu fornecedor e não seu, e para cada nova solução necessária você deve conseguir um desconto.

GOSTOU DO NOSSO ARTIGO E QUER SABER MAIS? CONFIRA NOSSOS MATERIAIS 😉

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *