Só os dados não são suficientes para resolver problemas corporativos. Sem profissionais que entendam como gerar inteligência por meio deles, todas as informações coletadas por uma empresa têm pouco valor.

Os dados são essenciais para a fundação de ativos de inteligência e insights valiosos. No entanto, é preciso juntar todos os pontos separados de dados e observá-los em relação um ao outro para obter um cenário claro dos desafios e das oportunidades. Isso é a inteligência. Por meio dela é possível, por exemplo, ver que um visitante do seu site trabalha para uma empresa que poderia ser seu cliente.

Por meio de dados e inteligência é possível gerar insights que levam a decisões melhores. Será possível enxergar padrões por trás de comportamentos de indivíduos e do mercado. Com isso, basta ajustar suas estratégias e táticas para responder às tendências.

Análise preditiva em ação

Dados, inteligência e insights são essenciais para otimizar budgets e melhorar o direcionamento de suas ações. Juntos, os três elementos formam uma espécie de fundação para a análise preditiva.

A maioria já sabe que para aproveitar as vantagens do big data é preciso começar com um grande estoque de dados de seus clientes, como compras recentes e padrões de uso. Com eles é possível desenvolver estratégias de venda e de marketing básicas, segmentar alvos com base em parâmetros gerais e criar perfis de compra.

No entanto, para ganhar verdadeira vantagem competitiva e maximizar o valor dos dados obtidos, é preciso reforçar a análise para criar modelos preditivos. É nessa parte que entram a inteligência e os insights.

Um modelo que incorpore gatilhos comportamentais é capaz de prever quais ações os indivíduos são mais suscetíveis a executar e em quais momentos. Com insights de nível avançado, as empresas podem aumentar retornos financeiros em suas unidades.

As soluções de business analytics da Splunk complementam tecnologias de business intelligence, oferecendo aos usuários novos insights de negócio a partir de dados de máquina. Arquitetos de dados podem utilizar as ferramentas Splunk para expandir o escopo dos dados que utilizam em suas análises, enquanto analistas de negócios podem utilizar a interface intuitiva da Splunk para criar strings de busca, dashboards e fazer análises mais aprofundadas.

Com Smart Data Collective