Durante anos as empresas geraram, coletaram e armazenaram uma grande quantidade de dados. Agora, os departamentos de TI têm sido cobrados não só pelo armazenamento das informações, mas também por uma infraestrutura capaz de analisá-los de maneira eficiente. Infelizmente, no entanto, nem todas as empresas contam com servidores para lidar com as características do big data.

A nuvem veio para dar uma das maiores contribuições na resolução desse problema, com a adoção do modelo de Software as a Service (SaaS) por vários fornecedores.

A tecnologia de Analytics as a Service (AaaS) combina os aspectos “on demand” da computação na nuvem com a democratização da informação possibilitada pelas ferramentas de analytics de big data. As ferramentas de AaaS têm se mostrado cada vez mais importantes para que as empresas se mantenham competitivas no mercado global.

Mais facilidade e segurança

Seguindo o modelo “as a Service”, as ferramentas de AaaS permitem que os departamentos de TI não tenham de comprar uma infraestrutura e nem se preocupem em configurar nada. A tecnologia elimina as tarefas manuais dos profissionais de TI que antes inibiam o uso de ferramentas de análise de big data.

O AaaS ainda ajuda a reforçar a segurança, a privacidade e os controles de compliance, ajudando a TI a reduzir significativamente os custos e os riscos de segurança, ao mesmo tempo que aumenta a satisfação e a produtividade.

Mais rapidez nas informações

A tecnologia ajuda a aumentar os níveis de satisfação e produtividade garantindo mais rapidez no acesso às informações. Com ferramentas de AaaS é possível dar mais poder de conhecimento aos funcionários, garantindo a eles acesso personalizado a informações gerenciadas de maneira central.

Isso ajuda a diminuir os delays enfrentados por cientistas de dados, profissionais de business analytics e outros consumidores de informação e, ao mesmo tempo, permite que os colaboradores explorem informações de maneira mais interativa, gerando insights ricos mais rapidamente.

Quando os analistas precisam de dados, podem simplesmente acessar um portal na web e requisitar um arquivo com informações personalizadas retiradas de uma data warehouse. Com acesso autorizado, é possível usar qualquer ferramenta de visualização e exploração para analisar os dados.

Em uma economia voltada para a informação, empresas que dão poder à sua equipe para que tenham acesso rápido às informações têm uma vantagem clara.

A PROOF, em parceria com a Splunk, oferece ao mercado o serviço de Analytics as a Service, combinando as funcionalidades da computação on demand da nuvem com a democratização da informação trazida pelo big data.