Encontrar a melhor maneira de atingir os consumidores atualmente requer como nunca o uso de dados e business analytics. Uma pesquisa da RSR Research pediu para que varejistas bem sucedidos citassem três desafios que estão exigindo cada vez mais o uso de analytics.

Os varejistas entendem claramente que os consumidores fazem compras por meio de múltiplos canais e esperam interações consistentes. O business analytics desempenha um papel vital nas estratégias de aquisição e retenção de clientes.

Veja quais são os desafios enfrentados pelo varejo atual e como o analytics pode ajudar:

Clientes esperam ter acesso a informações de produtos e serviços em qualquer lugar

Cerca de 60% dos entrevistados citaram a necessidade de ter informações a qualquer hora e lugar como um dos desafios atuais. É impossível estar em todo lugar o tempo todo. No entanto, compreendendo quais canais seus clientes usam e onde eles consomem informação, pode ajudar a alocar melhor seus recursos. A análise da base de dados de consumidores, por exemplo, permite descobrir que uma grande porcentagem de seus melhores clientes expressaram interesse em saúde e fitness. Análises mais aprofundadas podem revelar que esses mesmos clientes têm entre 25 e 30 anos, indicando que eles preferem pesquisar por meio de canais digitais.

É preciso entender o caminho de compra do consumidor

A jornada do cliente ficou mais complexa e os consumidores podem se engajar com a marca múltiplas vezes antes de comprar. Cerca de 56% dos entrevistados citaram a necessidade de entender o caminho do consumidor como um desafio. As empresas são diariamente inundadas com dados sobre clientes de uma grande variedade de fontes. Entender como conquistar novos clientes ou como identificar oportunidades de vendas requer que esses dados sejam integrados para gerar análises significativas.

Consumidores bem informados são mais exigentes

Clientes acessam informações sobre seus produtos e serviços por meio de diversos pontos de contato. Clientes munidos de informação estão cada vez mais exigentes e são um desafio para 56% dos entrevistados pela pesquisa. Esses consumidores esperam que o varejo atenda as suas preferências a qualquer momento.

Os clientes estão produzindo mais dados enquanto interagem por meio dos canais. Isso oferece uma grande oportunidade de ganhar maior entendimento dos hábitos de compra e preferências dos consumidores.

Os dados de máquina são gerados por diferentes fontes na infraestrutura de TI, como aplicações, equipamentos mobile, sensores, sites, servidores e bases estruturadas de dados. Alguns líderes de mercado já usam esses dados para novos insights de negócios gerados em tempo real sobre áreas como vendas, marketing, produtos, operações e atendimento ao cliente.

As soluções Splunk complementam tecnologias de business intelligence e data warehouses oferecendo novos insights de negócio a partir de dados de máquina. Assim, é possível expandir o escopo dos dados utilizados em suas análises e tomar melhores decisões.

Com Smart Data Collective