A construção de um modelo de análise preditiva é bastante demorada e, muitas vezes, termina com o desenvolvimento de algo que permanece intocado por toda a organização.

Empresas passam meses desenvolvendo um modelo preditivo, muitas vezes, grande demais. São horas tentando definir o que precisa ser desenvolvido, aprovando definições e parâmetros, construindo o modelo, otimizando-o e preparando-o para apresentá-lo aos executivos. Ainda assim, muitos falham.

Entenda o que é necessário para desenvolver um modelo preditivo bem sucedido:

Modelos preditivos bem sucedidos precisam de pré-trabalho

Trabalhar com métodos mais simples, como análises correlacionais, para resolver um problema de negócio antes de mover para métodos mais complexos permite não apenas uma solução rápida, mas também qualifica a oportunidade. Um pré-trabalho com um método mais simples determina a probabilidade de um modelo de entregar bons resultados em comparação com um método mais simples, e o potencial ROI. Em alguns casos, um modelo preditivo é um desperdício, pois métodos simples podem ser uma boa solução.

Modelos bem sucedidos são construídos com apoio organizacional

Sua empresa pode construir o melhor modelo preditivo, mas, a menos que a organização esteja pronta para adotar e operacionalizar o modelo ou os insights, os ganhos não serão percebidos. Além disso, modelos preditivos gastam muitos recursos e tempo. Para completar, são deteriorados rapidamente, exigindo constantes melhorias.

Modelos bem sucedidos são construídos por bons desenvolvedores, seguindo uma abordagem estruturada

A construção de modelos preditivos com alta precisão e baixos erros de classificação não é algo trivial. Um desenvolvedor de sucesso usa uma abordagem estruturada em problema, plano de análise, extração, limpeza e validação de dados, insights e recomendações (quando os insights são formalmente apresentados).

Mais e mais organizações estão se voltando para esse modelo de análise para aumentar a visão panorâmica do negócio e a vantagem competitiva usando a análise preditiva. Quer saber mais sobre análise preditiva? Baixe o nosso white paper e entenda como essa tecnologia pode ser decisiva para o seu negócio.

Com Forbes