São cada vez mais comuns as notícias sobre escandalosas violações de dados, principalmente envolvendo nomes de grandes empresas que armazenam informações pessoais importantes de seus clientes. Para isso, os hackers usam técnicas sofisticadas capazes de contornar facilmente arquiteturas de segurança ultrapassadas.

Se no passado os executivos e diretores das corporações podiam ser condescendentes sobre os riscos dos ciber ataques, hoje o cenário é outro.

Varejo é o que mais sofre o impacto das violações

Segundo uma pesquisa do Instituto Ponemon, o custo médio total de uma violação de dados para as empresas entrevistadas cresceu 23% nos últimos dois anos, chegando a US$ 3,79 milhões. O estudo ouviu 350 empresas de 11 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Índia, Japão e Austrália.

O custo médio para cada perda ou roubo de registros contendo informações sensíveis e confidenciais cresceu 6%, pulando de US$ 145 em 2014 para US$ 154 em 2015. Para os setores industrial e o público, perdas ou roubos de registros custam um pouco menos: US$ 121 e US$ 60, respectivamente. Para o varejo, no entanto, o custo foi o que mais cresceu desde o último ano, passando de US$ 105 para US$ 165.

O que causam os custos

Após uma violação de dados, as empresas devem lidar com uma série de gastos causados direta ou indiretamente pelo vazamento de informações. As organizações precisam, por exemplo, contratar um expert em TI para entender o que causou a violação e reparar o sistema de segurança.

Existem ainda os gastos inevitáveis com o suporte ao cliente, como o fornecimento de descontos em futuros produtos ou serviços e até um canal de comunicação para prestar suporte às vítimas.

Entre os gastos indiretos estão os decorrentes de investigações e comunicações internas, bem como as perdas causadas pelo aumento das taxas de turnover de clientes e a necessidade de reconquistá-los.

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