O estudo The Predictive Journey: 2015 Survey on Predictive Marketing Strategies, da Forbes Insights, revelou que 86% dos executivos com experiência em análise preditiva indicaram que a tecnologia trouxe um retorno de investimento (ROI) positivo para seus negócios.

A pesquisa entrevistou 308 representantes de companhias com US$ 20 milhões ou mais de receita anual – 30% das empresas entrevistadas excediam US$ 1 bilhão em receita. A maioria era formada por CMOs, vice-presidentes ou diretores de unidades de negócios.

Apesar de a análise preditiva fazer parte da agenda do marketing, a jornada ainda mal começou. Mesmo com o ROI positivo, apenas 13% das empresas com capacidades preditivas se consideram avançadas nessa tecnologia. Mais de 80% dos líderes de marketing pretendem aumentar os investimentos em tecnologias e iniciativas de marketing no próximo ano.

Segundo a pesquisa, seis em cada dez empresas citam o desenvolvimento de relatórios precisos sobre os resultados de campanhas e iniciativas de marketing como um de seus maiores obstáculos. Cerca de 41% das empresas citaram que usam a melhora na retenção de clientes como métrica chave para medir o sucesso dos esforços em análise preditiva.

Essa mudança se deve ao entendimento maior dos executivos sobre decisões baseadas em dados e em como elas ajudam a identificar atuais e futuros consumidores e determinar a propensão dos clientes a comprar certos produtos ou serviços.

O estudo também revelou que 68% das empresas entrevistadas estão à procura de talentos com expertise em análise preditiva e 71% oferecem treinamentos internos e formação em marketing preditivo para os funcionários.

O serviço de Analytics Insights, oferecido pela PROOF, permite que as empresas analisem os dados estruturados de maneira aprofundada e obtenham informações valiosas para o negócio, que auxiliem no processo de tomada de decisão.

Com as ferramentas Splunk para Business Analytics, oferecidas pela PROOF, as empresas podem superar os obstáculos mais frequentes no uso de análises preditivas. Entre os recursos oferecidos, está a possibilidade de complementar tecnologias de BI para obter insights precisos e analisar e prever cenários a partir da análise de dados de qualquer período.

Com Forbes