A capacidade de distinguir quais dados devem ser valorizados é cada vez mais importante à medida que o volume de informações só tende a crescer.

Porém, com as ferramentas certas, as empresas podem tirar proveito da abundância de dados coletados. Conheça cinco passos para gerenciar e extrair valor de seus dados:

Defina o objetivo

A primeira prioridade é determinar um alvo, que será a resposta para “O que você quer monitorar?”. Independente de qual é o foco, se é inteligência competitiva, riscos, contratação de novos executivos ou análise de mídias sociais, é essencial definir limites para o que se está buscando.

Estruture um fluxo de trabalho

Depois de determinar o alvo, é importante definir o que é preciso fazer para atingi-lo: onde procurar as informações? O que observar? Quem deve receber os resultados das buscas?

Defina tarefas

Uma análise efetiva requer a definição de tarefas para membros de um time para validar os resultados encontrados. Em um projeto de inteligência competitiva, por exemplo, é preciso se certificar de que a análise se estende a patentes publicadas e produtos lançados, além de itens padrão, como press releases. A análise será mais efetiva e eficiente a longo prazo se os resultados forem validados por experts nas áreas envolvidas e não por um único ponto de vista.

Transforme e armazene conhecimento

Cada análise agrega à empresa um novo conhecimento valioso que precisa ser mantido para usos futuros. Isso requer disciplina em aquisição, transformação e armazenamento de conhecimentos. Não é preciso armazenar documentos, mas, se possível, transformá-los em uma estrutura fácil de usar e compartilhar.

Distribua eficientemente

As informações precisam ser distribuídas a colaboradores estratégicos e o conhecimento deve ser compartilhado em um formato de fácil consumo e usado ao longo de toda a organização.

As soluções de business analytics e big data oferecidas pela PROOF são reconhecidas pelo mercado como sendo inovadoras. Entre os benefícios estão a análise centralizada de informações e a segurança e a privacidade de dados.