Independente da indústria em que uma empresa está inserida, a análise de dados permite visualizar tendências e problemas futuros, algo que há alguns anos parecia impossível.

Existe uma série de softwares que prometem analisar dados, mas nem todos oferecem a mesma quantidade de insights por meio de dados específicos e precisos. Sem isso, dados são apenas dados, não se tornam uma história na qual é possível enxergar padrões e fazer determinações com base em suas informações.

Saiba como buscar essas características ao adotar soluções de business analytics:

Qual será o retorno do seu investimento

Se não há resposta para essa pergunta, é provável que o investimento seja à toa. Gastos como o do marketing podem ser de difícil justificativa para alguns negócios quando se trata do retorno em comparação com o quanto custam. Modelos direcionados por dados podem ajudar a destacar a receita e expor mudanças específicas de acordo com alterações na estratégia de marketing. Alguns modelos podem até mostrar os resultados de cada centavo investido.

Onde o negócio está crescendo?

Pode ser difícil identificar o crescimento de alguns negócios. Dados permitem entender quem está interagindo com a marca e se essas interações geraram retorno financeiro. A análise dos dados pode dizer em quais áreas o negócio está crescendo e mostrar o caminho sobre onde investir tempo e dinheiro.

Comportamento do usuário

A personalização dos serviços é algo cada vez mais prezado pelos clientes e muito importante para as pequenas empresas. Os dados gerados por máquina são os que mais crescem e podem contribuir para esse objetivo. Eles são valiosos e contam informações importantes sobre o comportamento do usuário, o funcionamento de sistemas, ameaças à segurança e possíveis fraudes.

São, por exemplo, informações sobre acessos a páginas específicas dos sites, dados de sensores, câmeras de vigilância, entre outros. Com essas informações, as empresas podem, além de detectar violações, melhorar a experiência do cliente.

Com Smart Data Collective