A nuvem é uma das formas mais usadas para armazenar dados e também uma das mais preocupantes para líderes de segurança. Muitos dos dados armazenados na nuvem são sensíveis ou contém informações controladas legalmente.

Garantir que esses dados estejam seguros ao implantar um ambiente na nuvem pode ser uma tarefa árdua. Como a adoção da nuvem continua a crescer, o risco de uma violação cresce, exigindo que as empresas adotem métodos e soluções mais sofisticadas de segurança na nuvem. Conheça as principais ameaças à nuvem:

Shadow IT

Por meio da Shadow IT, unidades internas da empresa e grupos operacionais frequentemente passam por cima do controle da TI para conseguir avançar em processos, mesmo que isso abra portas para vulnerabilidades que, posteriormente, podem custar muito para serem contidas.

Uma das melhores maneiras de prevenir o vazamento de dados sensíveis devido à shadow IT é investindo em criptografia, implementando um modelo inteligente de gerenciamento de chaves que permita acesso a controles. É essencial que o acesso aos dados criptografados seja limitado apenas aos funcionários certos.

APIs pouco seguras

A nuvem trouxe uma grande contradição para a TI, a de tentar fazer com que os serviços fiquem disponíveis para milhões e, ao mesmo tempo, conter os danos que uma grande quantidade de usuários pode causar ao serviço.

Algumas empresas têm usado APIs pouco seguras. Ainda que tenham um controle de verificação de que um terceiro produzindo uma aplicação é quem ele realmente é, as APIs precisam oferecer muitas proteções, do contrário, podem expor empresas a uma série de problemas relacionados a confidencialidade, integridade e disponibilidade.

Tecnologia compartilhada

Em um ambiente de rede, o comprometimento de um único componente põe em risco não apenas o cliente, mas expõe todo o ambiente a uma potencial violação. O mesmo pode ser dito de outros serviços compartilhados, como serviços compartilhados de base dados ou armazenamento compartilhado.

A nuvem é uma infraestrutura compartilhada e basta uma configuração errada em um sistema ou uma aplicação para levar a grandes falhas.

O Cloud Security da PROOF traz uma série de soluções de parceiros que permitem oferecer às organizações estratégias para assegurar a segurança dos dados na nuvem no que tange os principais riscos, como violações de dados, API pouco seguras ou comportamentos indevidos de usuários internos.

O serviço começa com uma análise detalhada do ambiente da organização, necessidades de negócio e comportamento do usuário. A partir desse estudo, os especialistas da PROOF projetam a melhor solução para a empresa.

O Cloud Security pode ser integrado a outros serviços de segurança da PROOF, como o MSS PROOF, e o B-SOC.

Com Information Week