Os dados são uma das maneiras mais eficientes de ganhar insights sobre o negócio, produtos e o comportamento dos clientes, indicando problemas e oportunidades de crescimento. Isso, no entanto, exige tempo, esforço e, de preferência, um ambiente adaptado à ciência de dados.

Dificilmente uma equipe vai analisar dados e tirar soluções mágicas deles em cinco minutos, porém, o uso de ferramentas de visualização, que criam gráficos e figuras com base nos dados armazenados, podem facilitar esse caminho. Um simples gráfico é capaz de mostrar a um analista o que dez análises não conseguiram, pois apresentam as descobertas de uma maneira mais informativa e fácil de entender.

A visualização de dados, no entanto, exige algumas ferramentas avançadas, que, graças à ascensão do big data, estão muito mais acessíveis no mercado. Atualmente, não só os grandes negócios têm acesso a esse tipo de tecnologia, mas também os pequenos e médios. Inclusive, por causa de sua maior vulnerabilidade, para as pequenas empresas é ainda mais crítico identificar oportunidades de crescimento e encontrar ameaças ao negócio.

Possíveis usos para as ferramentas de visualização

Empresas de todos os tamanhos já fazem uso de ferramentas de business analytics para guiar sua estratégia de negócio. É comum o uso de softwares de dashboards ou gestão que ajudem a ver além e guiar decisões. Várias dessas soluções geram alto volumes de dados, mas poucas maneiras de visualizá-los. As ferramentas de visualização podem ser plugadas a esses softwares e então permitir que as empresas usem sua interface visual para trabalhar com os dados.

Esse tipo de aplicação torna a extração de insights muito mais fácil até para quem não tem anos de experiência em big data, permitindo um nível considerável de inteligência com um investimento pequeno de esforço e dinheiro.

Entre os usos disponíveis para os materiais gráficos gerados com os dados, estão os estudos para campanhas de marketing, permitindo analisar o resultado de campanhas específicas e sua contribuição para o crescimento do negócio, mostrando seu impacto em diferentes conquistas.

Com as ferramentas da Splunk para business analytics, fornecidas pela PROOF, é fácil analisar e prever cenários futuros. O software obtém informações em tempo real a partir de dados de máquina e cria contexto por meio da integração e análise de dados estruturados junto a dados de máquina.

Com Smart Data collective