O business analytics tem sido cotado como a maior prioridade dos CIOs em todo o mundo, de acordo como Gartner. Independentemente do tamanho (big data ou não) e do tipo de dado (estruturado ou não estruturado), a análise de dados já faz parte da estratégia de negócio da maioria das empresas.

A razão para essa tendência é a quantidade cada vez maior de dados de diferentes fontes disponíveis, como os de geolocalização, sensores, websites, servidores, entre outros. Em períodos de crise, eles se mostram ainda mais importantes por guardarem informações que revelam oportunidades de negócio, maneiras de melhorar processos e manter a competitividade.

Conheça algumas áreas de foco do business analytics em empresas que já tiram proveito dessa tecnologia:

Alinhe a jornada do cliente com os processos de negócio

Uma pesquisa do Gartner feita com empresas que investiram em Big Data mostra que 64% das organizações tinham como foco do business analytics a experiência do cliente, enquanto 47% mencionaram os processos de negócio e 47% citaram o marketing.

A habilidade de reagir rapidamente é essencial para o sucesso no mundo atual e já existem ferramentas, como as soluções da Splunk oferecidas pela PROOF, que podem correlacionar dados de todas as fontes relevantes em tempo real para fornecer os insights necessários para guiar decisões estratégias.

Essas aplicações permitem alinhar dados da jornada do cliente aos de processos de negócio para identificar oportunidades e possíveis falhas. O desempenho operacional está intimamente ligado à experiência do cliente. Ao correlacionar os dados gerados pelos processos de negócio e os dados gerados pelo usuário durante sua jornada, podemos encontrar pontos de baixo desempenho e avaliar o impacto de procedimentos específicos no comportamento do usuário.

No futuro, veremos muitos programas de experiência do cliente investindo na identificação dos pontos mais importantes da jornada e identificar as falhas nos processos de negócio, permitindo que as empresas tomem as melhores decisões para aumentar a receita e os níveis de retenção.

Com Splunk