Informações do IDC preveem que, até 2018, o fluxo de dados externos das empresas deve quintuplicar. O business analytics desempenha um papel fundamental na extração de informações relevantes dessa explosão de dados.
Para desenvolver uma estratégia viável, os líderes de TI terão de focar seus recursos em três componentes principais do big data: infraestrutura, software e sistemas cognitivos. A infraestrutura diz respeito ao armazenamento, à rede e a outros componentes chave do data center, enquanto o software inclui informações de gerenciamento e componentes chave de analytics.
Os sistemas cognitivos estão dando às empresas a oportunidade de extrair valor do volume de dados gerados externamente. Ainda de acordo com o IDC, mais de 50% dos times de desenvolvedores vão incluir serviços cognitivos em seus aplicativos em 2018 para extrair insights mais relevantes para o negócio por meio da base de dados corporativos.
Encontre-se nos dados
O analytics está cada vez mais presente nas estratégias de negócio de empresas do mundo todo e soluções inovadoras estão sendo usadas para facilitar o trabalho dos gestores de TI em meio à complexidade dos data centers e à explosão de dados.
A preferência é pelas soluções acessíveis, fáceis de trabalhar, e que possam ser usadas não só por quem tem experiência ou passou por um treinamento em ciência de dados. O serviço de Analytics as a Service, oferecido pela PROOF em parceria com a Splunk, por exemplo, combina características da computação sob demanda com a democratização do big data.
As soluções Splunk analisam dados em tempo real para encontrar possíveis falhas, brechas de segurança e oportunidades de negócio, dando à empresa o poder de fazer análises por meio de um acesso centralizado que permite visualizar informações de maneira rápida para gerar insights que possam apoiar a tomada de decisão.
Os dados são essenciais para manter a competitividade do negócio e sistemas robustos de analytics são a chave para entrar com tudo na transformação digital. Dados externos, gerados por clientes ou parceiros, são uma ótima fonte de vantagem competitiva e diferenciação nos mais diversos verticais.
Com Computer World UK