A habilidade de monitorar como o consumidor está usando seus serviços é essencial para mostrar o verdadeiro valor do que sua empresa oferece e melhorar o relacionamento com o cliente. Entre os dados que podem ser observados, estão data e período de uso, classificação e quantidade de uso.
Essas informações são chamadas de dados de uso, que podem ser definidos como os dados que mostram a maneira como os usuários finais estão usando seus produtos e serviços, incluindo, por exemplo, page views, vídeos assistidos, músicas ouvidas, chamadas feitas e outras transações.
Se antes essas informações eram vendidas como um produto para outras empresas, no mundo atual é cada vez mais necessário melhorar o relacionamento com o cliente e entender como ele consome, seu comportamento e seus padrões de uso.
As empresas que tornam os dados de uso mais acessíveis para as equipes de experiência do cliente podem demonstrar o valor dos seus produtos muito mais facilmente, algo que é essencial para ciclo de venda e a rentabilidade.
Veja algumas informações importantes que podem ser extraídas pelos dados de uso de produtos e serviços:
Vendas
Os dados podem mostrar quais clientes estão mais perto de fechar uma venda e oportunidades de ações promocionais e descontos com base na demanda do consumidor.
Sucesso do cliente
A análise de dados permite identificar os momentos em que o cliente precisa de assistência e checar se ele usa o serviço integralmente ou se prefere alguns recursos específicos. Assim, a empresa pode considerar os riscos com base na baixa demanda.
Gestão de produtos
Descubra se seus preços estão adequados de acordo com o uso dos produtos e dos recursos são usados para, assim, decidir quais clientes devem receber uma pesquisa de feedback.
Marketing
Os dados permitem entender quais clientes ou grupos devem ser inclusos em campanhas de marketing e ajudam a desenvolver peças mais assertivas e com mais chances de conversão.
Sem o uso de dados, os negócios perdem a visibilidade de áreas essenciais do ciclo de venda, como adoção e redenção. Com essas informações, as empresas podem medir a qualidade do relacionamento com o cliente e investir em ações específicas para corrigir falhas e aumentar a receita.
Com Business 2 Community