Já pensou em ter a dark web como fonte de inteligência para sua estratégia de segurança? Os ciber criminosos que provavelmente vão atacar sua empresa um dia são usuários da dark web, que cria uma espécie de paraíso do anonimato. Ao conhecê-los, as empresas podem adotar uma abordagem proativa da segurança da informação e melhorar sua resiliência.

Ao coletar dados de inteligência da dark web, as empresas podem quantificar o que está sendo vendido no mercado negro. Isso inclui, por exemplo, listas de e-mails de clientes, informações de cartão de crédito, dados pessoais e relacionados à saúde, identidades fraudulentas e outras vulnerabilidades que ficam à venda por ciber criminosos. Ficando de olho nisso, as empresas ainda conseguem descobrir de quem as informações foram roubadas.

A dark web pode ser uma ótima fonte de informações para descobrir o perfil alvo dos ciber criminosos e quais vulnerabilidades estão sendo exploradas. Esses dados podem ser de extrema ajuda para entender quais serão os próximos passos da equipe de segurança e ajustar os investimentos. Veja o que mais a dark web pode oferecer à sua estratégia de segurança:

Fraquezas desconhecidas

Informações coletadas da dark web podem revelar fraquezas desconhecidas nos controles de segurança. Isso pode ser usado para ajudar a priorizar elementos da estratégia de segurança, desde mitigações até contramedidas, e operações de patching.

Concorrentes atacados

Se uma empresa semelhante à sua foi atacada, sua organização pode ser a próxima. Por meio da dark web, os profissionais de segurança podem investigar o perfil das vítimas, quais tecnologias são alvos mais frequentes e se preparar melhor para um possível ataque. Os líderes de segurança podem alimentar os dados de inteligência em segurança com essas informações e agir de maneira proativa contra as ameaças.

Conheça os principais ataques

Os ciber criminosos têm um modo característico de agir, isso inclui padrões, motivações e vetores de ataque falhos e bem sucedidos que podem ser usados para definir atividades criminosas. Com essas informações, as empresas podem avaliar sua atual postura de segurança e fazer ajustes proativos com base na relevância das ameaças mais frequentes.

Ao entender as atividades dos criminosos na dark web, usando dados de inteligência para decifrar seus métodos e minimizar riscos, as empresas podem posicionar melhor suas defesas e obter um maior retorno de investimento dos controles de segurança.

Uma das maneiras mais efetivas de identificar vulnerabilidades é por meio do risk assessment. Baixe o whitepaper da PROOF Saiba como implementar um risk assessment efetivo e descubra como essa ferramenta pode mapear ameaças e cruzá-las com ativos importantes, quantificando e avaliando riscos.

Com Security Week