A internet das coisas trouxe um grande potencial para o business analytics. Com a coleta de dados gerados por dispositivos diversos, principalmente os que antes não eram conectados à internet, as empresas podem obter insights valiosos sobre o uso de serviços e produtos para melhorar a experiência do cliente e ficar à frente da concorrência.

Para tirar proveito do business analytics, no entanto, é preciso ter conhecimento dos registros disponíveis, bem como do que deve ser rastreado e analisado. Para isso, é preciso ter amplo e fácil acesso aos dados de internet das coisas.

Apesar dos avanços que permitiram que basicamente qualquer objeto fosse conectado, desde geladeiras até lâmpadas e maçanetas, a inserção desses dispositivos é um processo complexo e identificar os dados gerados por eles na rede ainda é um desafio. Além disso, mesmo identificando os dispositivos na rede, não é fácil ter acesso às informações geradas.

Da mesma maneira, mesmo que dispositivos com propósitos similares, como sensores e leitores de segurança, sejam facilmente integrados, eles não se conectam facilmente a dispositivos não similares, dificultando a coleta e a combinação de todos os dados para análise.

Inspire-se no USB

Você se lembra de como era sua vida antes dos dispositivos USB? A tecnologia tornou a vida dos usuários muito mais fácil: basta plugar um dispositivo no PC e ele automaticamente reconhece o que é e quem o criou e o direciona aos drivers corretos na web para os updates necessários.

O processo deve ser o mesmo quando um novo dispositivo de internet das coisas é implantado. É preciso identificar o que ele é, quem o criou e qual é a sua versão. Em seguida, é necessário oferecer links para as informações geradas pelo dispositivo, como acessá-las e seu potencial uso. Posteriormente, é preciso identificar o estado atual do software para que dispositivos desatualizados possam receber updates e evitar falhas de segurança.

Isso certamente ajudará a melhorar o processo de análise dos dados gerados por máquina e, ao mesmo tempo, deve facilitar a manutenção da segurança desses dispositivos.

A PROOF tem expertise no desenvolvimento de business analytics para empresas, gerando insights relevantes para o negócio. Saiba mais no nosso whitepaper Como big data e business analytics podem mudar o rumo do seu negócio.

Com Smart Data Collective