A Phantom ganhou o prêmio Innovation Sandbox Contest de startup mais inovadora. O concurso é realizado dentro da RSA Conference, nos Estados Unidos, um dos mais importantes eventos na área de segurança da informação do mundo, famoso por abordar as principais tendências e inovações no mercado de segurança.

O Innovation Sandbox Contest, que é realizado anualmente, este ano premiou a Phantom principalmente por causa de sua habilidade na demonstração de uma solução clara para enfrentar três grandes desafios de segurança: ameaças de segurança chegando a diversidade, volume e velocidade nunca antes vistas; aumento da complexidade devido à quantidade de produtos e plataformas; e escassez de profissionais de segurança da informação.

A Phantom oferece uma solução que, ao receber alertas, como o de uma infecção de malware, por exemplo, automaticamente já busca diversas informações internas e externas – incluindo listas de reputação ou de/para de nome de usuário/máquina – e atua para mitigar e bloquear ataques, interagindo com outras soluções de segurança, como firewalls.

Em seguida, a equipe de segurança recebe um e-mail, não só com o resultado dessa resposta ao incidente, como também um relatório de outras máquinas internas que também podem estar infectadas. Isso permite que os profissionais de segurança identifiquem rapidamente as ameaças e ajam com confiança para fechar lacunas.

A PROOF conversou com o fundador e desenvolvedor da solução, Oliver Friedrichs, fundador e CEO da Phantom e comprovou o quanto a solução é diferenciada, pois coleta informações de diversas fontes para realizar um processo de resposta a incidentes de segurança de maneira automatizada, com diversas interações.

Boa parte da estratégia é baseada na força da comunidade. Qualquer um pode desenvolver integrações e playbooks (runbooks) para a plataforma. A melhor parte é a compatibilidade total com soluções da Splunk, empresa apontada pelo Gartner em como líder no quadrante em gerenciamento de informações e segurança, de 2015.

Confira a apresentação da plataforma: