Já se foi o tempo em que a TI nas empresas era apenas a resposta para problemas de eficiência e efetividade. Hoje os desafios do CIO são gerados pelo processo de digitalização dos negócios, que fez da TI um facilitador estratégico de novas ofertas disruptivas, criando novos serviços e modelos de negociação.

Os conflitos agora envolvem novas questões, como estratégia, liderança, infraestrutura, recrutamento de novos talentos, recursos e quase toda a estrutura empresarial tradicional. Os investimentos em TI deixam de ser pensados da perspectiva dos custos e passam a ser tratados como investimentos para gerar novas receitas.

Os CIOs agora precisam atuar como agentes de mudança. Não basta apenas identificar o que pode ser aplicado em sua organização. É preciso liderar mudanças digitais em todos os níveis corporativos, antecipar riscos e compreender as ameaças ao negócio.

Entre os principais desafios dos CIOs nesses objetivos, estão a implementação de nuvem híbrida, a criação de uma arquitetura de informação com capacidade de explorar o melhor do big data e desenvolver novas parcerias para soluções mais inovadoras com empresas menores e menos maduras.

Tendências para a TI corporativa

Segundo dados divulgados na RSA Conference e no CIO Agenda Report, do Gartner, 51% dos CIOs estão preocupados com a velocidade das mudanças e 42% acreditam que não possuem talentos necessários para encarar esse futuro. Em 2014, os CIOs pesquisados informaram ter duas grandes prioridades: renovar a core da TI corporativa e explorar novas tecnologias e tendências.

Cloud, Mobile, Social e Informação despontam como os quatro pilares de um ambiente cheio de incertezas. Cloud e Mobile deixam de ser opções e passam a ser necessidades, fazendo com que cada vez mais soluções de segurança passem a ser essenciais.

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