A ciência de dados e a internet das coisas já faz parte de diversas partes do nosso dia a dia, desde o atendimento ao cliente até as recomendações que recebemos de diversos serviços dos quais somos consumidores.

Como clientes, os benefícios dessas tecnologias na gestão logística são óbvios, como monitoramento em tempo real, otimização de rotas e planejamento. No entanto, há ainda outras vantagens que a ciência de dados e a internet das coisas podem dar à gestão logística, tornando-a mais segura e transparente. Confira:

Sensor de capacidade

Na gestão logística, informações precisas sobre a capacidade de armazenamento têm um papel crucial. Qualquer informação errada pode levar a diversos problemas na experiência do cliente e a possíveis perdas. A internet das coisas ajuda as empresas a terem informações em tempo real da exata quantidade de itens que ainda podem ser armazenados, evitando desperdícios e gastos adicionais.

Planejamento da rota

Tempo e combustível são grandes preocupações logísticas. A internet das coisas, com a ajuda de tecnologias de GPS, pode ajudar a otimizar esse planejamento, permitindo analisar e mostrar o tempo e o custo de cada rota para entregar um produto.

Monitoramento e gestão do ambiente

Existem produtos delicados ou matérias médicos que devem ser mantidos a temperaturas específicas e requerem um cuidado extra na embalagem e no transporte para evitar danos. Para monitorar e gerenciar o fluxo de mercadorias sensíveis, a ciência de dados e a internet das coisas oferecem ferramentas capazes de gerir e ajustar a temperatura desses produtos, garantindo sua segurança.

Análise preditiva e monitoramento contínuo

Por meio da análise preditiva com base em dados históricos, a gestão logística pode prever o fluxo de mercadorias que podem ter no futuro. Os dados podem ser coletados com o monitoramento em tempo real que, além de oferecer insights, permite manter um rastreamento contínuo dos pacotes da origem até o destino.

A análise preditiva pode fazer a diferença em empresas de diversas indústrias. Baixe o whitepaper da PROOF Como a análise preditiva pode ajudar a sua empresa? e saiba como essa tecnologia oferece vantagens competitivas.

Com Smart Data Collective