Não é só o número de ataques do tipo DDoS e botnet que estão crescendo, mas também a complexidade por trás desses ataques. Uma série de relatos recentes informa como os padrões dos ataques distribuídos estão convergindo.

Um estudo da empresa americana de tecnologia Neustar mostra como o volume e a intensidade dos ataques de DDoS está maior. O estudo mostra que 73% das marcas globais reportaram um ataque desse tipo em 2015. Além disso, oito em cada dez empresas sofreram múltiplos ataques de DDoS.

O estudo mostra que 42% das empresas levam três horas ou mais para detectar um ataque DDoS em sua infraestrutura e cerca de metade das empresas reportaram uma hora de queda por causa do incidente, gerando perdas de até US$ 100 mil de receita.

As perdas na receita, no entanto, são apenas “a ponta do iceberg”. Cerca de 57% dos incidentes envolvendo ataques DDoS resultaram em algum roubo de dados de clientes, propriedade intelectual ou recursos financeiros.

A evolução dos DDoS

Se antes o objetivo do DDoS era apenas tirar um site do ar, hoje os hackers usam esse tipo de ataque como uma maneira de diversificar suas táticas de infiltração. Os hackers adotam várias ações coordenadas para manter os departamentos de TI ocupados tentando descobrir onde e quando o próximo ataque vai ocorrer para esconder outras técnicas de ataque com objetivos mais complexos.

Pode ser difícil detectar um ataque do tipo DDoS porque não existe um único vetor para defender. O recurso alvo fica inundado de solicitações de centenas ou milhares de fontes.

Empresas com uma abordagem multifacetada provavelmente estão mais bem equipadas para se defender desses ataques. É preciso criar um plano proativo e responsivo para proteger o ambiente dos ataques mais complexos de DDoS, não apenas depender de softwares de segurança de detecção.

A PROOF tem uma equipe de segurança com especialistas em verticais de negócios capazes de identificar as principais ameaças à operação do seu ambiente, possibilitando a adoção de uma abordagem proativa. Conheça os Serviços Gerenciados – MSS PROOF e saiba como podemos ajudá-lo a proteger seu ambiente.