A Splunk é a maior empresa do mundo em análise de dados de máquina, permitindo que as empresas gerem insights de negócio por meio de dados analisados em tempo real. Os dados de máquina podem ser usados em diversas áreas da empresa e as ferramentas Splunk permitem que as empresas tirem mais valor desses dados para trazer melhorias na segurança, na experiência do cliente, nas operações de TI, no funcionamento de sistemas e na internet das coisas.

Veja a seguir como as ferramentas Splunk, oferecidas no Brasil pela PROOF, podem adicionar mais valor aos dados de máquina do ponto de vista de diferentes departamentos da empresa:

Operações de TI

Com as ferramentas da Splunk, gestores de TI e outros responsáveis pelas operações de TI podem acompanhar de perto o funcionamento de sistemas e o andamento de processos em tempo real.

Para esses profissionais, são importantes dados como o número de transações feito em um determinado intervalo de tempo e o número de erros durante essas transações. Assim, eles podem determinar se a quantidade de dados está aumentando em relação aos períodos anteriores e quanto tempo uma transação demora para se concretizar.

Essas informações revelam aos profissionais eventuais problemas e também oportunidades de fazer melhorias para melhorar as operações diárias.

Business analytics

O business analytics deu às empresas a capacidade de capturar, compreender e gerar insights para o negócio em tempo real. As ferramentas Splunk permitem que os profissionais analisem dados de maneira aprofundada em tempo real, permitindo, por exemplo, acompanhar métricas importantes para o negócio minuto a minuto.

É possível, por exemplo, entender quais são as cidades e clientes que mais geram receita e acompanhar a evolução dos objetivos durante o dia. Ao mesmo tempo, as empresas podem prever se conseguirão alcançar os valores desejados até o fim do dia e, então, tentar uma nova estratégia dependendo das previsões apresentadas.

Segurança

Com as ferramentas Splunk, um analista de segurança pode monitorar transações para checar se há algum uso anormal dos serviços. Assim, ele pode identificar, por exemplo, que há um único usuário realizando diferentes pagamentos com o cartão de crédito em um curto espaço de tempo em uma cidade diferente. Isso provavelmente indicaria que o usuário teve seu cartão clonado.

Os analistas poderiam usar as ferramentas Splunk para listar todas as potenciais transações fraudulentas e analisa-las para confirmar seu potencial de fraude.

Quer saber mais sobre como a PROOF pode ajudar sua empresa a tirar mais valor dos dados de máquina. Saiba mais sobre nosso serviço de Analytics as a Service e entre em contato com nossos especialistas.