O big data está impactando diversas indústrias, desde a de serviços básicos, como água e energia, até a indústria do entretenimento. Até a maneira como nos comunicamos com familiares e amigos está mudando.

Isso está acontecendo porque os dados nunca estiveram tão acessíveis. Com isso, as expectativas dos clientes cresceram. Eles não têm mais que pedir algo para terem seu pedido atendido customizado da maneira que imaginaram.

Veja algumas oportunidades trazidas pelo big data:

Energia

Em 2014 o Wall Street Journal revelou que o MIT usa big data para reduzir custos com energia. A universidade tem no campus uma “Energy War Room”, cujo objetivo é monitorar cada aspecto do uso de energia na universidade. Dados em tempo real dizem aos analistas como a energia está sendo consumida e o grau de eficiência em que o campus está operado.

Com o isso, o MIT está encontrando novas maneiras de melhorar a eficiência no uso de energia, testando sensores inteligentes e outros aparelhos que em breve podem estar à venda com a garantia de serem eficientes do ponto de vista energético.

Telecom

As empresas de telecom têm importantes dados de seus clientes. A Vodafone, por exemplo, já usou o big data para prevenir fraudes. Além disso, dados em tempo real vão permitir que as empresas de telecom tenham melhores fontes de informação para planejar decisões na hora de lançar novos serviços, por exemplo.

Segundo o Global Big Data Analytics Market in Telecom Industry 2014-2018, o uso de ferramentas de analytics pelo setor de telecom deve crescer em média 28,28% ao ano até 2018.

Entretenimento

A Netflix usa informações do histórico de seus usuários para entender exatamente quais conteúdos seus assinantes estão buscando. Com isso, o serviço conseguiu alavancar importantes produções originais como House of Cards e The Ranch.

O mesmo tem feito a Amazon, que tem usado dados de seus usuários (histórico de compras e itens visualizados) para fazer recomendações “certeiras”. Seu sistema de recomendações personalizado é uma das maiores inovações da empresa.

Saiba mais sobre o impacto do big data e do business analytics no whitepaper da PROOF Como Big Data e Business Analytics podem mudar o rumo do seu negócio.