Como a sua empresa lida com as ameaças de segurança? Com produtos que são “commodities de segurança” ou investe em inteligência de ameaças? As empresas brasileiras estão dando os primeiros passos em relação a essa nova abordagem das ameaças, usando ferramentas de analytics que oferecem um modelo preditivo que vai além da resolução pontual de riscos de segurança.

Muitas organizações já utilizam dados de máquina para nortear suas decisões em TI, mas poucas contam com ações internas que os transformem em dados de segurança. Geralmente as informações provenientes das máquinas, geradas a partir de diferentes fontes da infraestrutura de TI, são utilizadas na melhoria da área operacional.

Mas o uso de ferramentas de analytics vai além disso. Proporciona às empresas a capacidade de absorver essa grande variedade de dados de diferentes plataformas e transformá-los em diferencial competitivo. Centralizar esses dados em uma única plataforma de big data oferece a possibilidade de ter o máximo de segurança possível na tomada de decisões.

E, quando os registros das atividades e comportamento dos usuários, transações, aplicações, redes e equipamentos, entre outros, são alvo de análise, podem entregar indicadores de segurança. Mas poucas empresas aproveitam hoje essas informações como ferramentas de business analytics na área de segurança, monitorando o ambiente de forma proativa, extraindo inteligência de ameaça dos dados.

O investimento em inteligência de ameaças não deve ser visto como custo, e sim como uma oportunidade de garantir a sustentabilidade do seu negócio a partir da análise dos dados gerados por fontes variadas. Organizações mais preocupadas com fraudes estão na dianteira do uso de plataformas de big data, reunindo dados e identificando características próprias de fraudes.

Essa é a diferença entre prevenção e inteligência – a capacidade de identificar uma ameaça em tempo real e agir proativamente antes que a sua empresa seja alvo de uma violação de dados.

Baixe o whitepaper Como big data e business analytics podem mudar o rumo do seu negócio e saiba mais sobre como aumentar seus diferenciais competitivos.