Muitas tecnologias podem contribuir para colocar o seu negócio à frente da concorrência, mas provavelmente nenhuma tão eficaz quanto a de análise de big data, que permite antecipar tendências e entender necessidades e desejos dos clientes, analisando e correlacionando informações que estão dentro da sua empresa e em toda a jornada on-line dos seus consumidores.

A possiblidade de agregar tantos dados estruturados e não estruturados e a consequente complexidade da sua correlação – o chamado big data – foi o que levou ao desenvolvimento de soluções dedicadas e ferramentas on-line para processar toda essa informação. A tecnologia de business analytics coleta e analisa todos esses dados, provenientes de diversas fontes, e os transforma em insights usados para tomadas de decisão e alcance de metas.

De forma resumida, a captura e análise de dados a partir dessas ferramentas pode, em primeiro lugar, contribuir para o crescimento da empresa, indicando quais ofertas têm a preferência dos clientes ou usuários. E em segundo lugar, mostrar quais têm maior potencial de venda.

Direcionando esforços

Além disso, a análise de dados também pode ser usada para o desenvolvimento de campanhas de marketing, ajudando a entender as necessidades e demandas de um grupo específico que a empresa quer atingir. Assim a equipe de marketing pode direcionar seus esforços para esse grupo e oferecer soluções para os seus problemas. Ao final, a campanha tem um custo mais baixo e é mais eficiente, porque não tenta atingir pessoas que não têm intenção de comprar o seu produto.

Também pode ajudar a personalizar a comunicação com o seu cliente, e um e-mail marketing pode ser nominal, ao invés de endereçado ao ”Prezado cliente”, fortalecendo o relacionamento e a fidelidade aos seus produtos.

A PROOF, em parceria com a Splunk, reconhecida no Quadrante Mágico do Gartner como líder em Business Analytics, oferece ao mercado o serviço de Analytics as a Service. Saiba como a análise de dados pode mudar o paradigma na sua organização, gerando inovação e redução de custos de forma inteligente.