O uso de business analytics não está mais relacionado apenas à tomada de decisões. Na verdade, a análise dos dados é a base para os modelos de negócio do futuro, com impacto direto tanto nos executivos quanto nos consumidores.
O consumidor agora espera que as organizações conheçam as suas jornadas de compras, suas preferências e ofereçam ofertas personalizadas. Também quer ter retorno rápido sobre suas dúvidas e problemas. E o que isso significa? Agora, a informação faz parte dos produtos e serviços vendidos pela sua empresa. Com isso, dados em tempo real, contextualizados e personalizados – o chamado business analytics – são essenciais para otimizar a experiência do cliente.
Para atender a essa nova demanda, os executivos precisam ser capazes de transformar rapidamente os dados em ações e, para isso, precisam do maior número possível de informações tanto de fora da empresa quanto dos sistemas corporativos.
Por isso ter acesso direto aos relatórios e dashboards gerados pela TI não é mais suficiente. Os executivos precisam contar com ferramentas amigáveis que permitam que eles combinem dados gerados por diversas fontes e gerem seus próprios relatórios. Se a TI não oferecer essas ferramentas, certamente eles vão buscá-las no mercado, criando um ambiente de Shadow IT. E se todos implantarem suas próprias ferramentas, o desafio para as áreas de TI será ainda maior, com duplicação de recursos, e cada departamento usando suas próprias métricas baseadas em dados duvidosos, além de não ter controle sobre os dados usados nas análises.
A plataforma Splunk, empresa parceira da PROOF, permite monitorar e analisar todos os dados de qualquer fonte, com mais de 140 comandos para pesquisas estatísticas, inclusive, claro, das transações de clientes. Com relatórios personalizados para qualquer necessidade de negócio, oferece um conjunto completo de avançados recursos de pesquisa, visualização e conteúdo pré-empacotado para casos de uso, de modo que qualquer usuário possa rapidamente descobrir e compartilhar insights.
Saiba como inovadoras soluções de business analytics aumentam a competitividade do seu negócio.