[av_textblock size=” font_color=” color=”]
energia-2

As empresas de energia atendem a milhões de consumidores, de todos os portes, com investimentos altíssimos em infraestrutura, desde a construção de hidrelétricas, termoelétricas, fazendas eólicas até a entrega ao cliente final. E no caminho entre as redes de transmissão e distribuição até o medidor de luz, é gerada uma enorme quantidade de dados de máquina que, com a análise preditiva, se transformam em insights que contribuem para otimizar as operações, melhorar a oferta do serviço, reduzir os custos de produção de energia e analisar o comportamento do cliente, tanto em relação ao seu padrão de consumo quanto a fraudes.

Infraestrutura

Na parte de infraestrutura, a análise preditiva, baseada em dados gerados por sensores e equipamentos, oferece a oportunidade de implantar um gerenciamento estratégico de ativos, controlando a disponibilidade dos sistemas e serviços, garantindo a sua integridade. Na parte operacional, permite otimizar e padronizar processos de negócios e políticas internas e avaliar o funcionamento das redes de transmissão e de distribuição, monitorando e prevenindo falhas.
Na ponta final, a implantação de medidores inteligentes e de canais de relacionamento on-line tem oferecido uma enorme quantidade de dados sobre o comportamento do consumidor. Integrar e correlacionar esses dados ajuda a entender e gerenciar a qualidade do serviço, faturamento por cliente, renegociação de dívidas em caso de inadimplência e a desenvolver produtos e serviços para segmentos específicos. Também permite detectar fraudes que, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), geram uma perda estimada de R$ 4,5 bilhões por ano.

Analytics

As ferramentas da Splunk, parceira da PROOF, oferecem subsídios para a melhor tomada de decisão em relação ao planejamento de capacidade, utilização da infraestrutura e desempenho dos sistemas, e relacionamento com o cliente a partir de dashboards amigáveis, ao mesmo tempo em que garantem a privacidade e segurança dos dados de máquina. Saiba mais sobre como a análise preditiva gera mais competitividade para o seu negócio.
[/av_textblock]