[av_slideshow_full size=’entry_without_sidebar’ min_height=’0px’ stretch=” animation=’slide’ autoplay=’false’ interval=’5′ control_layout=’av-control-default’ src=” attachment=” attachment_size=” position=’top left’ repeat=’no-repeat’ attach=’scroll’]
[av_slide_full slide_type=’image’ id=’9449′ video=’http://’ mobile_image=” video_format=” video_ratio=’16:9′ title=” custom_title_size=” custom_content_size=” caption_pos=’caption_bottom’ link_apply=” link=’lightbox’ link_target=” button_label=’Click me’ button_color=’light’ link1=’manually,http://’ link_target1=” button_label2=’Click me’ button_color2=’light’ link2=’manually,http://’ link_target2=” font_color=” custom_title=” custom_content=” overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=” overlay_pattern=” overlay_custom_pattern=”][/av_slide_full]
[/av_slideshow_full]

[av_textblock size=” font_color=” color=”]

Highlights Wired Festival 2017

Nos dias 1 e 2 de dezembro, a PROOF esteve presente em um dos principais eventos de tecnologia do ano, o Wired Festival 2017, com participação de grandes nomes da indústria e da sociedade para discutir os mais diversos temas de relevância para a agenda de inovação e desenvolvimento. Os nomes incluem Guilherme Telles – CEO do Uber Brasil, Rodrigo Sá – Diretor global de operações da Hyperloop e Gustavo Severo Borba – Diretor da Unisinos.

O evento é assinado pela Wired, um dos nomes mais importantes na propagação de conteúdo tecnológico e inovador, e com uma considerável fama estabelecida na Europa. Já no Brasil, o evento acontece em sua terceira edição, trazendo mais de 50 figuras de relevância para mais de 30 palestras e workshops acontecendo paralelamente no Complexo da Cidade das Artes durante 2 dias de evento.

Wired Festival Brasil, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Wired Festival Brasil)

Destaques

Indispensáveis painéis de extrema relevância para a indústria de segurança, como o painel “Internet das Coisas: bem-vindo ao presente”, de Ney Acyr Rodrigues – Diretor executivo de negócios para IoT da Embratel, refletindo sobre a aderência das soluções IoT na sociedade brasileira e levantando conjunturas sobre o mundo em 2020, onde projeta-se ter 4 bilhões de pessoas conectadas, 25 milhões de aplicativos e 25 bilhões de sistemas embarcados e inteligentes.

O apresentador do painel fez questão de estabelecer a consolidação das tecnologias IoT na sociedade, já no presente, e arriscou um termo que marcará a nova fase destes dispositivos: a Intelligence of Things – Inteligência das Coisas.

Destacamos também o painel ‘Mude o mundo com sua marca’ de Daniela Bianchi da Interbrand, expondo os métodos de aferição para o valor das marcas utilizados pela Interbrand, além de levantar a reflexão sobre a intangibilidade do valor das empresas.

Em uma interpretação com viés de segurança, é importante considerar como o ciberespaço permite uma certa superfície de ataque que não pode ser protegida por tecnologias como firewalls ou por antivirus, como, por exemplo, os perfis de rede social e da própria reputação online. Os danos de marca causados por indisponibilidade de serviços online ou por breaches de segurança trazem impactos de reputação que traduzem-se diretamente em perda de valor de mercado.

Wired Festival Brasil, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Wired Festival Brasil)

Ainda no painel de Daniela Bianchi, foi uma grata surpresa ver a Cylance, um de nossos parceiros tecnológicos, eleito como uma das 40 marcas que mais se destacaram pelo método de resolução de problemas, pela inovação e pela proposta desafiadora. A Cylance se destaca por apresentar uma solução elegante, despojada e extremamente eficiente de proteção de endpoints através de machine learning e artificial intelligence.

Se quiser conhecer um pouco da tecnologia disruptiva por trás da Cylance, você pode conferir nosso eBook que retrata a solução. Clique aqui ou na imagem abaixo para baixar 🙂

Cibercrime no Brasil

Nosso tino de segurança não nos deixa negar que o painel mais aguardado do evento foi o ‘Cybercombate às cybergangues: como funciona a mente dos criminosos brasileiros’, com os participantes Bruno Siqueira – analista de tecnologia da informação no Instituto Igarapé, e Thiago Marques – pesquisador da Kaspersky. Além da moderação conduzida por Fabio Assolini, uma das mais relevantes figuras da indústria de segurança da informação do Brasil e membro do time global de pesquisadores da Kaspersky.

Na contextualização do cenário brasileiro de cibercrime, Fábio começa afirmando a peculiaridade do cibercrime no Brasil, considerando-o um ecossistema extremamente complexo e com muitos atores, cada um com um papel e expertise.

Wired Festival Brasil, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Wired Festival Brasil)

O uso de redes social foi citado como característica da atividade criminosa no Brasil, servindo como forma de expansão e propaganda dos negócios subversivos. Os crimes financeiros são eleitos como os mais recorrentes pelos participantes que citam como exemplo o caso de falsificação de boletos bancários, extremamente peculiar ao Brasil que, além da Itália, é o único país que utiliza esta modalidade de pagamento.

Em nível de anatomia de ataque, os painelistas consideram o e-mail como maior vetor, porém isso parece estar mudando pela grande aderência de dispositivos móveis no Brasil. Os criminosos têm utilizado plataformas como WhatsApp para exploração de vulnerabilidades e propagação phishing, além do uso de smishing, entregando mensagens maliciosas através de SMS.  Para criação de malwares, os criminosos brasileiros parecem apresentar preferência pelas linguagens Delphi e .NET.

Exemplo de Phishing da Kopenhagen que circulou pelo WhatsApp em 2017

No âmbito da justiça, a sensação de impunidade e a ousadia dos criminosos brasileiros também foi levantada e relacionada à crise de justiça latino-americana, que pode ser evidenciada pela vasta quantidade de perfis de traficantes nas redes sociais, exibindo armamento e drogas sem o menor pudor.

A impunidade parece ser uma das marcas do cibercrime brasileiro, e continuamos sem maiores evoluções neste tópico, pois, a tentativa do legislativo de tipificar estes crimes, através da CPI de Crimes Cibernéticos, foi frustrada por contradizer o Marco Civil da Internet. Também foi levantado que no Brasil não existe formalização de denúncias e comunicação de incidentes cibernéticos.

Como conclusão do painel, uma reflexão sobre ameaças no cenário cibernético nacional foi levantada, principalmente considerando fraudes e utilização de bots na eleição de 2018. Os painelistas consideram que as leis existentes sobre crimes cibernéticos devem ser fortalecidas e um debate integrado entre os atores da sociedade deve ser promovido para amadurecimento da temática.

Wired Festival Brasil, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Wired Festival Brasil)

Conclusão

A proposta do Wired Festival é extremamente ampla e proporciona comunicação próxima com qualquer tipo de interlocutor, desde estudantes de colegial, até membros estratégicos de empresa.

O evento entregou uma boa fotografia panorâmica do que acontece em nível de tecnologia ao redor do mundo, e conseguiu aproximar essas discussões do contexto brasileiro. Infelizmente, essa mesma diversificação do diálogo coloca em cheque a profundidade na exposição dos temas, causando anseio nos ouvintes que buscavam discussões mais detalhadas.
[/av_textblock]

[av_one_fourth first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_display=”]
[av_team_member name=’Augusto Tonnel’ job=’Analista de Produtos’ src=’http://www.proof.com.br/wp-content/uploads/2017/11/VPN-1.jpg’ attachment=’9421′ attachment_size=’full’ description=” font_color=’custom’ custom_title=’#0a0a0a’ custom_content=’#0a0a0a’]
[av_team_icon title=’Perfil no LinkedIn’ link=’https://www.linkedin.com/in/augusto-tonnel-b013a364/’ link_target=’_blank’ icon=’ue8fd’ font=’entypo-fontello’]

[/av_team_member]
[/av_one_fourth]

[av_hr class=’invisible’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’]

[av_textblock size=” font_color=” color=”]

Gostou do conteúdo? Que tal dar uma olhada no nosso blog? 😉

[/av_textblock]

[av_postslider link=’post_tag,162′ columns=’3′ items=’9′ offset=’0′ contents=’title’ preview_mode=’custom’ image_size=’entry_without_sidebar’ autoplay=’no’ interval=’5′]

[av_hr class=’invisible’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’]

[av_icon_box position=’top’ boxed=” icon=’ue8d2′ font=’entypo-fontello’ title=’PRODUÇÃO DE CONTEÚDO’ link=’manually,http://www.proof.com.br/material-rico/’ linktarget=” linkelement=’both’ font_color=” custom_title=” custom_content=” color=’custom’ custom_bg=’#1f211f’ custom_font=” custom_border=”]

PROOF está se posicionando no mercado como uma empresa referência em segurança e produção de conteúdo relevante. Nosso objetivo é disseminar e compartilhar conhecimento para contribuir ao máximo no amadurecimento do mercado de segurança no Brasil. Isso porque, nós da PROOF, como uma empresa atenta às inovações do mercado de cibersegurança, estamos sempre nos atualizando das principais tendências tecnológicas do mundo, além dos novos vetores de ataque por parte da indústria do cibercrime.

[/av_icon_box]

[av_one_fifth first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_display=”]
[av_hr class=’invisible’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’]
[/av_one_fifth]

[av_three_fifth min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_display=”]
[av_hr class=’invisible’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’]

[av_image src=’http://www.proof.com.br/wp-content/uploads/2015/06/THREAT-ANATOMY-REPORT.png’ attachment=’8902′ attachment_size=’full’ align=’center’ styling=” hover=” link=” target=’_blank’ caption=” font_size=” appearance=’on-hover’ overlay_opacity=’0.7′ overlay_color=’#1f211f’ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’]
WANNACRY THREAT ANATOMY REPORT
[/av_image]

[av_hr class=’invisible’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’]

[av_button_big label=’BAIXE O THREAT ANATOMY REPORT’ description_pos=’below’ link=’manually,https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/9568/1507148257WannaCry_Threat-Reportd.pdf’ link_target=” icon_select=’yes-left-icon’ icon_hover=’aviaTBicon_hover’ icon=’uf130′ font=’flaticon’ custom_font=’#e7e6e6′ color=’custom’ custom_bg=’#1f211f’ color_hover=’custom’ custom_bg_hover=’#fc9a1a’][/av_button_big]

[av_hr class=’invisible’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’]
[/av_three_fifth]

[av_one_fifth min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_display=”]
[av_hr class=’invisible’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’]
[/av_one_fifth]

[av_hr class=’invisible’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’]

[av_one_third first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_display=”]
[av_image src=’http://www.proof.com.br/wp-content/uploads/2015/06/ransomware-saber.png’ attachment=’7032′ attachment_size=’full’ align=’center’ styling=” hover=” link=’manually,http://insights.proof.com.br/info-ransomware’ target=’_blank’ caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’][/av_image]

[av_textblock size=” font_color=” color=”]

INFOGRÁFICO RANSOMWARE

[/av_textblock]
[/av_one_third]

[av_one_third min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_display=”]
[av_image src=’http://www.proof.com.br/wp-content/uploads/2015/06/Buyers-Guide-MSSP_vCapa-01.png’ attachment=’7013′ attachment_size=’full’ align=’center’ styling=” hover=” link=’manually,http://insights.proof.com.br/buyers-guide-mssp’ target=’_blank’ caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’][/av_image]

[av_textblock size=” font_color=” color=”]

BUYER’S GUIDE

[/av_textblock]
[/av_one_third]

[av_one_third min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_display=”]
[av_image src=’http://www.proof.com.br/wp-content/uploads/2015/06/Tudo-que-você-precisa-saber-sobre-ransomware-MAT-RICO.jpg’ attachment=’6450′ attachment_size=’full’ align=’center’ styling=” hover=” link=’manually,http://insights.proof.com.br/ebook-ransomware’ target=’_blank’ caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’][/av_image]

[av_textblock size=” font_color=” color=”]

EBOOK RANSOMWARE

[/av_textblock]
[/av_one_third]

[av_hr class=’invisible’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’]

[av_social_share title=” style=” buttons=”]

[av_hr class=’invisible’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’]

[av_comments_list]